sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ótimo Livro que ensina como a desenhar mangá !!

O Livro Monstro do Mangá, versão brasileira do The Monster Book of Manga, autoria do Estúdio Joso, publicado no Brasil pela Livros Escala, que faz parte da Escala Educacional, que por sua vez faz parte da Editora Escala. A Mesma Editora Escala que já lançou toneladas de cursos sobre o assunto, alguns bons, outros nem tanto, sempre falando do mesmo.
O Livro Monstro… na verdade é uma versão encadernada dos três volumes da Coleção Como Desenhar Mangá (ou se preferir, a Coleção… é a versão estripada do Livro Monstro…). Diga-se de passagem, o livro é bonito, capa dura com verniz localizado, encadernação bem feita, totalmente colorido. E o conteúdo? O livro propõe-se a ensinar truques e dicas sobre como desenhar personagens no estilo mangá, usando do princípio básico da criação passo-a-passo de um modelo de personagem, divididos em três partes e nos seguintes grupos: Garotas, Fantástico, Monstros, Ficção Científica, Música e Samurai. Exemplo: eles ensinam a desenhar uma elfa, começando com esboço do esqueleto da figura explicando a pose, até uma versão de roupa intima da personagem, depois mostrando o mesmo desenho com todos os detalhes e sombras até a versão colorida. Isso com diversas dicas e explicações sobre os acessórios e detalhes do desenho, nada muito profundo. E isso é bom? Sim e Não. Eu explico o porquê: O livro serve mais como reservatórios de inspirações e de poses de personagens do que como curso, pois já parte do princípio que o usuário já tenha noções de desenho.
O curioso é que apesar de se propor a ensinar truques e dicas no estilo mangá, ele foi produzido por espanhóis, especialistas em character design de personagens, o que pode justificar o tempero europeu em algumas dos personagens mostrados no livro. A arte do livro oscila entre muito boa e ruim e, a meu ver passa bastante a sensação de que alguns dos artistas forçaram bastante o traço para parecer mangá, se limitando a aumentar os olhos e fazer um colorido em “dois tons”.
Mas nem tudo são olhos grandes e bocas pequenas. O livro ainda tem uma parte com dicas de como trabalhar seus desenhos no computador, divididas em três partes, após cada dois grupos de ilustrações. Eles ensinam dicas de como escanear o desenho e como usar o Photoshop em seus trabalhos. Além de dicas de colorido e alguns efeitos interessantes. O único bola fora nisso tudo que a versão apresentada no livro é o Photoshop 7 (!!!). Podiam ao menos colocar uma versão mais recente, pois o usuário despreparado pode sentir dificuldades ao mexer numa versão mais recentes (só para exemplificar, a versão CS4 – equivalente a 11, mais recente até a publicação desse resenha, possuí uma interface bastante diferente da versão 7).
E no final valeu a pena? Como citei antes para mim ele vai servir de busca de inspirações e referencial de poses. E só. caso queiram adquirir eu recomendo comprarem os volumes separados, pois essa versão é um pouco salgada, cerca de 80 reais. A coleção separada saí por 20 reais cada volume. Mas se quiserem outra opção que tenha algumas dicas mais técnicas a respeito de estilo e desenho mangá, posso recomendar o ótimo Como Desenhar Mangá, da Editora JBC. Feito por japoneses, ele ensina diversos truques de desenho, proporção, estilo de olhos. Nesse ponto acho bem mais completo que o Livro Monstro… e bem mais barato, só R$29,90. No Brasil saíram dois volumes dessa coleção: Personagens e Garotas.
Sempre tive vontade de aprender como desenhar mangá ,com esse livro monstro ,olha já estou ficando uma verdadeira profissional rsrs!!
É Sim muito bom ,ensina várias técnicas como desenhar diversos animes e modelos diferentes !!









Um comentário: